sexta-feira, 16 de julho de 2010

Da Monarquia Constitucional para a ditadura republicana

Na grande maioria dos países que deixaram de ser Monarquias, no final do século XIX e início do Século XX, para passarem a ser repúblicas com a desculpa do "a república é mais democrática", o que sucedeu foi quase sempre o mesmo. As monarquias tinham passado, há pouco tempo e adaptando-se a novos tempos, a ser monarquias constituicionais democráticas e, aproveitando a "onda demoncrática" os republicanos deitaram abaixo as monarquias (cada país com o seu diferente "golpe") e, pouco depois, países que eram já democráticos caíram em graves ditaduras. Só falando na Europa temos os exemplos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Roménia, Jugoslávia, Hungria, Polónia, Grécia, União Soviética, Letónia, Lituânia, Bulgária...

Foi esta a consequência das Repúblicas e todos estes países sofreram (ou sofrem, na sua maioria), as consequências da decisão errada de terminar com a Monarquia. Já, por exemplo, o Reino Unido, nunca passou por uma ditadura a partir do momento em que a Monarquia se tornou constitucional democrática e, nunca o fez, porque nunca abandonou esse caminho da democracia sendo hoje a mais antiga democracia existente no mundo. Acho que isso diz tudo.

1 comentário:

  1. Contra factos não há argumentos. No entanto, sabemos que até há bem pouco tempo, uma mentira muitas vezes repetida se torna uma verdade. Porém,temos constatado tantas mentiras tão grosseiras que a generalidade das pessoas já começa a duvidar e torna-se progressivamente aberta a outras verdades. Julgo ser altura de virar esta página republicana. Para isso, é necessário um estudo aprofundado dos argumentos que sensibilizem o eleitorado e uma acção de marketing em conformidade com os objectivos.

    ResponderEliminar