segunda-feira, 25 de março de 2019

Indignação: É branco, negro, cigano ou asiático? O Censos 2021 quer saber

Há uma enorme indignação porque o Censos quer saber como é a população do país perguntando a que raça pertence. Os argumentos contra vão desde que isto só serve para rotular as pessoas, passando por ser lamentável agrupá-las ou por "a raça é uma construção social que não é real"(?)...

Vejamos, para que servem os Censos, de acordo com o INE:

"Os Censos permitem conhecer melhor o país e a sua população; a informação recolhida dá-nos a saber quantos somos, como somos e como vivemos."

Ora, se não podemos fazer perguntas que nos "rotulem" e nos coloquem "em grupos", fazemos censos para quê?

Nos censos costuma perguntar-se a religião das pessoas, essa sim uma escolha cultural de cada um e não uma raça. Também devemos deixar de perguntar isso? E a idade? A idade não nos coloca também num grupo? E o sexo? Também não é uma construção social que devemos evitar? Para que servem os censos afinal se não para perceber que tipo de cidadão mora num determinado país. Se não podemos fazer perguntas que nos "rotulem" e que questionem "construções sociais", é melhor parar com os censos e não sabermos nada sobre quem vive no país.

Não há problema nenhum em termos raças diferentes, um país só enriquece com isso... a não ser quando as pessoas começam a ver problemas em termos raças diferentes (essas sim, as verdadeiras racistas)- aí surgem os problemas e as divisões porque deixamos de aceitar a diferença e tentamos forçar todos a serem iguais. Aceitar os outros como humanos com os meus direitos e iguais na sua humanidade, não nos impede de perceber as diferenças individuais, sejam de raça, sexo, cor de olhos, de cabelo, etc, coisas que também podiam ser perguntadas nos censos para uma melhor formação do quadro que forma Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário