segunda-feira, 25 de março de 2019

Compadrio e Nepotismo, email enviado aos deputados da nação, por Isabel Benz

«Senhor Presidente da República Portuguesa,
Senhores deputados

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.

O nepotismo surgiu para denominar a concessão de privilégios papais aos seus familiares , em 1655. Um dos maiores nepotistas da história foi Napoleão Bonaparte… António Costa disse sobre Pedro Marques que, ao contrário dos outros partidos, "o PS não precisa de usar as figuras do passado" como cabeças de lista ao Parlamento Europeu (referindo-se aos deputados Rangel e Nuno de Melo) e sem pudor vai buscar ao passado, para o seu governo actual, privilégios usufruídos na hierarquia da Igreja Católica.

O compadrio e o nepotismo continuam a impor as suas leis. E é pena. Criam situações de injustiça, em muitos casos lesivas do bem comum.

Quando se detectam erros e se apuram responsabilidades, ninguém assume a autoria dos actos. A responsabilidade ou é dos outros ou do sistema. Das incompetências que o nepotismo e o compadrio promoveram, nunca é.

O nepotismo em si não constitui um crime, mas sim um ato de improbidade Administrativa. Estamos em 2019 e António Costa distribui cargos a pessoas ligadas por laços familiares, violando o principio da igualdade ( na Constituição da Republica Portuguesa).

Por que é errado contratar parentes para cargos públicos?
A nomeação de parentes para cargos públicos é uma prática reprovável na medida em que substitui a lógica do mérito profissional pela do compadrio, ou seja, a competência técnica é substituída pelos laços de parentesco.

A contratação é proibida mesmo se essa pessoa tiver competência para a função?

Mesmo que a pessoa tenha competência para o cargo, a nomeação deveria ser proibida para preservar a Administração Pública e os princípios da igualdade e da eficiência Administrativa.

Actualmente, o nepotismo é amplamente condenado na esfera política mundial, sendo associado à corrupção e considerado um empecilho à democracia.

Tenho VERGONHA da classe politica do meu país…em 44 anos de democracia, os políticos deram ao povo, uma mão cheia de nada e encheram-se de privilégios…os jornalistas podem branquear noticias que incomodam o Partido Socialista, mas a internet e os blogs não perdoam…e espero que os portugueses penalizem esta promiscuidade familiar, sem dó nas proximas eleições!

Sem outro assunto,

Isabel Benz»

1 comentário:

  1. Estou de acordo! Tem sido uma vergonha o que se tem visto o PS fazer desde que assumiu o governo para o qual nem sequer foi eleito. E o Sr. Presidente da República deveria ter tomado uma atitude perante este escândalo, mas achou que estava tudo muito bem!Não mereceu o meu voto!

    ResponderEliminar